sexta-feira, 21 de maio de 2021

O Melhor Investimento do Mundo

Direto do Wikipedia, Investimento significa a aplicação de capital com a expectativa de um benefício futuro.

Sabemos que o Dinheiro não é o fim, só o meio. Convido-te a um exercício. Quais são as suas motivações para poupar/investir? Abra um bloco de nota e liste ao menos duas, não pense muito. Aqui foram esses:

    1. Comprar mais tempo no futuro
    2. Comprar conforto e prazeres
    3. Reduzir meu nível de dependência

Provavelmente, as suas não são tão diferente. São objetivos recorrentes de quem tem alguma afinidade com a Cultura FI(re). Porém, esses objetivos não dependem só do lado financeiro. Alienadamente, focamos em demasia na Idade e no Patrimônio. Contudo, há o 3º pilar, muito citado mas pouco elucubrado. Saúde.


Vamos passar, rapidamente, sob cada ponto e ver como a saúde/energia pode ser usada para os mesmo objetivos:


Comprar mais tempo no futuro

Não quero o tempo pelo tempo. Se dou 1h da minha juventude em troca de tempo no futuro, certamente, vou querer mais que 1h. Um dia aos 40 valem mais que aos 50. A idade é só um referencial, pois, no fundo, estamos falando de probabilidade de chegar até lá e das possibilidades que teremos com esse tempo.

Como fazer, então, com que nosso tempo não perca tanto valor? Pois é. Saúde.


Comprar conforto e prazeres

Poucas coisas são tão soberanas quanto a Dor. Quando se tem dor, só se tem Dor. Epicuro pode até discordar, mas com dor não se tem prazer e conforto. Uma yoga, um fortalecimento muscular, uma boa condição cardiorrespiratória fazem milagres em diminuir as dores. Tenho certeza que não preciso me alongar nesse item.

Quanto aos prazeres, só deixo um relato. Aos domingos eu faço uma corrida mais longa e como 2 pizzas médias. Eu amo pizza. Correr, nem sempre.

 

Reduzir meu nível de dependência

Não se trata, necessariamente, de uma declaração de exílio. nem de negar nossas limitações como indivíduo. Precisamos dos outros. Porém, como o próprio nome diz, INDEPENDÊCIA financeira implica em não mais se sujeitar a certas coisas.

Poucos anseios me acometem mais que o de não ter capacidade física e mental de executar tarefas básicas. Por mais que muitas doenças sejam inevitáveis, se puder diminuir a chance e/ou a gravidade delas, já me valem a pena.

Ainda, coisas mais básicas como conseguir carregar uma caixa, aguentar meu corpo com a força dos braços e andar vários km são habilidades que nos tornam seres, um pouquinho, menos indigentes.

 



Outra perspectiva

Sabe seu amigo Gênio, bem remunerado, mas que sofre com problemas financeiros? Erudito e possuidor de conhecimento profundo do campo de atuação, contudo, completo leigo de suas próprias finanças. Então, assim vejo quem tem educação financeira mas não cuida do corpo e mente com mesmo empenho, não faz muito sentido.


Se ainda acha que é papo de Crossfiteiro good vibes,  Que saúde não é o melhor investimento. Que a hora remunerada vale mais que a hora de exercício. Ou, simplesmente, sente que a atividade física é mais penosa que a Labuta.  Eis mais um motivo: não ter saúde custa muito dinheiro.  

Quanto custa Remédios, tratamentos, consultas, exames, suplementos? E coisas menos óbvias, como Estética?  Roupas, Salão, Cosméticos, Procedimentos...  Tudo bem, a frugalidade é uma ótima solução para esse quesito. Porém, digo - sem medo - que pouca coisa é tão eficiente esteticamente quanto a pratica de exercícios e uma alimentação razoável. Melhora hormonal, postura, peso, humor... a lista é inumerável. 



Podemos ainda ramificar a conversa e/ou se aprofundar em vários itens, mas hoje deixarei apenas mais uma provocação. Quão inconcebível é remunerar seu patrimônio abaixo da inflação?  E quão inconcebível é não seguir seu cronograma de atividades físicas e alimentação? Pois para mim não é tão diferente.





6 comentários:

  1. Bela reflexão, SA!

    Pois no fim trabalhamos hoje para comprar tempo livre com a família, com a nossa saúde, com nós mesmos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. A cultura FIRE é basicamente usar o dinheiro para comprar tempo de qualidade. De forma muito simplificada se diz vender tempo hoje para receber com juros no futuro. Porém há outras variáveis.

      Todo mundo sabe a importância da saúde como pilar da vida, a proposta do post foi provocar para pensar em como a saúde entra nessa Equação do FIRE.

      Excluir
  2. Legal essa primeira imagem ai. O duro é perceber que vc tá passando da segunda para a terceira img !
    Bem vindo a Firesfera. Adicionado. Abcs AA40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há (quase) sempre como remediar, felizmente.

      Colocando em perspectiva: 40 anos é metade da vida. Tenho certeza que há oitentão com saúde de fazer inveja a alguns 40s.

      Se a gente alocar alguma parcela da atenção que dá a finanças tenho convicção que será um trade-off com retorno positivo =)

      Excluir
  3. Bela reflexão. Fácil notar essa diferenciação, alguns exemplos, primo rico uma inteligência financeira monstruosa, mas poucas vezes vi postar praticando atividades físicas (verdade seja dita nesse exato momento tem postado, então deve estar se mexendo nesse sentido). Bruno Perini, outro monstro das finanças, mas pior fase da vida foi relacionada a suade. Bom termos posts assim para lembrarmos que não é só o patrimônio que importa na corrida para IF.

    abs.

    ResponderExcluir