terça-feira, 25 de maio de 2021

A Psicologia do Bitcoin

Este post é apenas uma exposição do meu processo ao analisar o Bitcoin para compor meu Portfólio. Antes de qualquer decisão, tento filtrar meus vieses. Para isso precisamos de uma honestidade dolorosa. 


Por que me sinto tão compelido a ter Bitcoin?

Medo - FOMO (Fear of missing out)

Provavelmente, nunca tivemos uma oportunidade tão acessível quanto as Criptos. Literalmente, a clicks de distancia. Bastaria ter comprado antes de 2013, segurado, e estaríamos aproveitando a bonança junto com o VR. 

A dor de ter perdido uma oportunidade alimenta ainda mais nosso medo de perder a próxima caravana. Não queremos ficar, novamente, de fora da festa.


Ganância

Aumentar o patrimônio em 2x? 10x? Que tal 1000x? Bitcoin parece ser uma rara possibilidade de alcançar um nível financeiro além de qualquer plano. Começamos a sonhar com, quem sabe, algumas dezenas de milhões de dólares. Não que precisemos, mas é tentador...


Impaciência

Anda em conjunto com o tópico anterior, mas mais do que a quantia exorbitante, fico deslumbrado com a brevidade dos acontecimentos. Teria Bitcoin desmoralizado a máxima do juro composto? Onde tempo, expoente, vale mais que rendimento.

Poucas pessoas são tão seduzidas pela possibilidade de encurtar o tempo de acumulação quanto quem sonha com FIRE. Imagina só alcançar a IF em poucos anos, graça ao BTC? Ou ao lendário FAT FIRE?

 

Ideologia

Apesar de ser funcionário público, sou intelectualmente libertário. Explico. De uma maneira racional, entendo que qualquer estrutura de poder e hierarquia é antiética e fadada ao desastre.  Liberdade é a virtude maior.

Por tanto, reconheço, na minha limitação, os problemas inerentes a centralização e em especial a moeda Fiduciária. Não sei se o Bitcoin é a solução, mas certamente ataca um grande problema.  

  



Quais motivações para NÃO ter Bitcoin?

Complexidade e responsabilidade

Junto ao Bônus, vem o Ônus. Você é responsável pelo seu dinheiro. Isso inerentemente traz uma carga de complexidade e responsabilidade. Eu prezo extremamente pelo meu tempo e tranquilidade, e, portanto, muito relutei em arriscar prejudicar minha paz com essas preocupações. Por mais que sejam itens altamente contornáveis, é uma barreira inicial que muita gente vai enfrentar.

Se eu, habituado com tecnologias, com grande apreço pela liberdade e independência, desmerecedor da importância e capacidade do estado em “proteger os indefensos”, possuo ressalvas iniciais quanto a custodiar meu próprio BTC, quão difícil não será essa barreira ao cidadão comum?  

Ainda, quanto a complexidade, eu realmente ENTENDO do Ativo? Blockchain? Ou apenas li afirmarem que “é seguro”? A verdade é que tenho graves limitações de conhecimento técnicos. Porém, mesmo sem investir, acredito que seja sim importante estudar e entender o máximo possível dessa tecnologia que vai muito além das finanças.


Estresse e Euforia

São duas coisas que evito ao máximo. E oh boy... Como Bitcoin tem sido sinônimo de ambos. Há formas de abrandamentos, sobretudo com uma alocação de percentual adequado. Entretanto, na situação atual, não vejo como dirimir esses sentimentos em um ativo tão volátil.  

  


Bitcoin, para quê?

Finalidade

Evasão fiscal e de fronteiras?  Moeda de Troca? Diversificação?  Proteção cambial?

Entendo o Bitcoin como uma poderosa arma para reduzir risco geográfico e político. Já quanto a diversificação, tenho ressalvas: uma vez que ainda há forte correlação com os mercados tradicionais. Ainda, sobretudo, Btc é mensurado em dólar (nada indicando que isso mudará tão cedo)


Especular

Apesar de compactuar e torcer pelo sucesso (ou de algum substituto), preciso ser sincero e assumir minha intenção de comprar hoje para vender a quem desejar pagar mais no Futuro. Ou, ao menos, conseguir comprar mais coisas com ela do que poderia hoje.

 

Classificação

Reserva de valor? Colecionável? Moeda?  

É difícil responder, haja vista a notaria falta de consenso. Contudo, certamente não é um ativo gerador de caixa, motivo pelo qual não invisto nem em moeda e nem em ouro/commodities.

 



Outros pontos

Viés dos sobreviventes e Pensamento influenciado pelo Resultado

Pretendo fazer um tópico abordando esses vieses, então serei breve: Bitcoin deu certo. Agora, quantos ativos, investimentos e tecnologias não deram? Deu certo por ser melhor ou por mero acaso? Não temos como saber. Não é por que algo deu certo no passado que vai dar certo no futuro, muito menos a valorização de um ativo é por si só uma comprovação de suas qualidades. Sou desconfiado de qualquer tentativa de se antecipar ao futuro. 

 



Afinal, eu tenho Bitcoin?
Depois de levantar alguns pontos, cheguei a conclusão de que não se enquadra no meu perfil de investimento e portanto não entra no meu portfólio. Assim como quando eu jogo no Bolão da firma, ou quando compro uma obra de um artista que apoio, não considero o dinheiro gasto como parte do meu patrimônio.
 

 

4 comentários:

  1. Excelente post! Muito esclarecedor e bem abrangente. Sisifo, compartilho mts desses pensamentos tbm. Principalmente o da complexidade e responsabilidade. Já estou aqui, aguardando ansiosamente pelos prx posts: Vlw8

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante dos seus posts! Parabéns! Também tenho resistido a tentação de investir em criptomoedas...Tenho como regra não investir no que não entendo e por mais que tente entender as bases técnicas dos criptoativos como moeda, não consigo sentir confiança a longo prazo... Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha! Sempre bom revisar as nossas reais motivações e planos. Acho que tão ruim quanto se fechar para novidades é sair por aí abraçando-as por motivos alheios aos nossos.

      Excluir